antes tarde do que nunca (ou tutorial de como aplicar tecido na parede)

Faz um tempão que tinha dito que ia colocar por aqui um tutorial de como aplicar tecido na parede. Nesse meio tempo o blog ficou abandonado. Em minha defesa, eu tenho que dizer que resolver uma viagem pra morar em outro país não é tão simples quanto eu esperava. No meio das burocracias e dos detalhezinhos, o bolinho ficou abandonado  ):

Mããs, agora estou de volta e com o passo-a-passo, como prometido. A primeira coisa a se fazer é ter todos os materiais em mãos.

Não subestimem a parte do amigo, fazer sozinha seria praticamente impossível. Pra aplicar lá no quarto, chamei meu staff, o namorado hahaha.

Sobre o tecido é sempre bom calcular o tamanho a ser comprado com uma sobra generosa. A minha parede teve que ser feita em dois pedaços, e por isso tivemos que encontrar, na segunda parte, o local que emendasse o desenho direitinho, ou seja, a continuação do tecido de cima. Acho que essa foi a parte mais dramática do processo todo e que poderia ter sido feita melhor. No meu caso, como o fundo do tecido era branco, acabou que a emenda ficou bem visível, e com luz forte dá pra ver direitinho. Mas isso não abalou minha alegria com minha parede floral.  😛

Outra dica é deixar sobra nos cantinhos pra aparar depois. Fiz assim, e depois de tudo pronto, peguei uma régua de metal e estilete e ficou retinho, lindo.

Uma coisa que não coloquei nos materiais foi um recipiente para pôr a cola. Mas ai pode ser qualquer potinho de vidro ou de plástico, apenas para que você possa misturá-la com um pouco de água. Agora, nada de exagerar na quantidade, ok? Coloquei o suficiente para a mistura ficar um pouco mais rala, de modo que não secasse tão rápido. Como coloquei sem uma medida exata, creio que ¼ de água é mais do que suficiente.

Estando a mistura de cola pronta, pode começar! Para a primeira parte, eu tentei prender o tecido lá em cima com fita. Não foi a melhor ideia, porque ficou soltando com o peso, então eu e Bruno resolvemos fazer na cara e na coragem. Colando só a pontinha lá em cima pra poder começar os trabalhos de fato. Já ouvi dizer que algumas pessoas prendem com um preguinho, acho que funciona também!

O segredo dessa técnica é não passar cola em espaços muito grandes, pra que ela não seque logo.  O principal dessa tarefa é o exercício de paciência mesmo. Imagine o espaço dividido em quadradinhos e passe cola em cada quadrado por vez.

Então, explicando melhor:

1-      Fazer a mistura de cola + água em um recipiente

2-      Prender a ponta do tecido lá em cima (ou não, pros subversivos como nós)

3-      Pegar o rolinho, passar na mistura de cola e água, e ‘pintar’ a parede com essa mistura – sempre de pouquinho em pouquinho.

4-      Em  cada pedaço em que  for passada a mistura, colar o tecido e pressionar bem com o apagador de quadro até que fique bem retinho, sem bolhas ou imperfeições

5-      Repetir os passos 3 e 4 até terminar toda a parede

6-      Usar o pincel chato para colar melhor dos lados e retocar onde for preciso

7-      Esperar até o outro dia e cortar as sobras laterais.

E para quem quiser deixar o tecido mais resistente e impermeável, depois de todos os passo, pode ser feita uma mistura ainda mais rala de cola+água e passar com o rolo em cima de toda a parede coberta. Assim garante que o tecido dure mais tempo!

depois de uma madrugada colando tecido, TAN DAAAM! =)

Anúncios

7 Respostas para “antes tarde do que nunca (ou tutorial de como aplicar tecido na parede)

  1. Bárbara

    qual o nome do tecido q vc usou? …obrigada

  2. Eita como tou atrasada…Adorei! Eu queria fazer algo assim. Agora posso. Beijos querida

  3. BRUNA

    adorei a parte dos amiguinhos…kkkk….vc usou algum impermeabilizante?bj….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 8 outros seguidores

quem?


Rayanne Andrade, publicitária, 24 anos, recifense.


Rhanna Andrade, designer gráfico, 21 anos, recifense :}

%d blogueiros gostam disto: